O Pranayama do Buddha
Antes da época do Buddha, as pessoas praticavam muitos tipos de pranayama. Quando o Senhor Buddha surgiu, ele também praticou pranayama; e então ele incorporou-o em seu sistema de contemplação por meio da respiração [anapanasati]. E através deste sistema de contemplação por meio da respiração, nós colocamos em ordem a vida e o corpo.
Existem muitas vantagens e benefícios no pranayama que não estão diretamente relacionados com a religião ou com o Dhamma. Esses benefícios adicionais podem incentivá-lo em relação ao pranayama ou controle da respiração e encorajá-lo a desempenhá-lo corretamente.
Primeiramente você pode estender sua vida através da prática do pranayama. Ou você pode induzir sua morte imediatamente, mesmo hoje, se você o quiser. De fato, com a prática do pranayama você pode morrer em qualquer respiração que escolher.
Por outro lado, você pode ter uma respiração saudável e um corpo bom e saudável com o pranayama.
Você pode praticar esportes, dirigir, trabalhar no escritório, ou no que quiser se você regular a respiração ou prana de modo a estar de acordo com seus objetivos.
Saiba que estes são alguns dos benefícios colaterais do anapanasati, além do escopo da religião ou do próprio Dhamma.
~Buddhadasa Bhikkhu, Mindfulness with Breathing.
Prof. Ricardo Sasaki,
Pelo pouco que li sobre o Dharma, anapanasati é a técnica da contagem da respiração, visando a consciência da respiração.Nela o praticante não tenta interferir na respiração, como nos pranayamas mais elementares da Hatha Yoga.
Me parece que anapanasati, por visar a consciência da respiração, e não a interferência ou controle desta, é bem diferente do pranayama.
Existe uma grande probabilidade de eu estar errado, porque o Sr. não postaria aqui um texto que não fosse sério.
Contudo, pergunto ao Sr. : a diferença entre anapanasati e os pranayamas da Hatha Yoga é mesmo muito grande, conforme tentei explicar?
/\